7 de outubro de 2022

Livro sobre nanotecnologia aplicada a materiais poliméricos está disponível gratuitamente

Diante da escassez de livros em língua portuguesa sobre nanotecnologia aplicada a materiais poliméricos, professores e pesquisadores de instituições públicas e privadas organizaram um livro sobre a temática, que deve servir de suporte à pesquisa e ao ensino, além de profissionais da indústria. O livro está disponível para download gratuitamente.


Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a obra pode ser acessada pela página da editora Blucher https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9786555502527-586/list#undefined, responsável pela publicação.

O livro foi organizado pelas professoras da Universidade Federal de Alfenas (Alfenas - MG), Rafaela Cristina Sanfelice, e da Universidade Brasil (SP), Adriana Pavinatto, e pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Daniel Souza Corrêa. Em 15 capítulos, os mais de 50 autores, especialistas nos tópicos abordados, apresentam uma visão recente dos aspectos básicos e fundamentais da nanotecnologia aplicada a materiais poliméricos.

São apresentados exemplos de materiais poliméricos na forma de nanopartículas, nanofibras, filmes finos, bem como de seus compósitos, além dos mais variados métodos de fabricação destas estruturas. A publicação aborda também as diferentes técnicas empregadas nas caracterizações físico-químicas destes materiais, bem como nas suas aplicações em áreas como meio ambiente, agricultura, energia, medicina, entre outras.

“O livro foi concebido para atuar como uma ferramenta no ensino de estudantes de graduação, e de pós-graduação, das áreas de ciência e engenharia de materiais, física, química, biotecnologia e outras áreas correlatas, além de profissionais da indústria também interessados no tema”, diz Daniel Corrêa, especialista em nanotecnologia.

Para o pesquisador, a nanotecnologia pode ser definida como o estudo, manipulação e aplicação dos materiais na nanoescala, cujas propriedades físicas e químicas diferenciadas são úteis para diversas aplicações.

Linguagem didática

O conteúdo do livro “Nanotecnologia aplicada a materiais poliméricos” está distribuído em 614 páginas. Dos 15 capítulos que compõem o livro, os três primeiros são introdutórios e tratam das temáticas de nanotecnologia, materiais poliméricos e biopolímeros, nos quais são abordados aspectos históricos, definições, nomenclaturas e as bases conceituais para auxiliar o entendimento dos demais capítulos.

Os onze capítulos seguintes abordam os principais métodos e técnicas de manipulação ou organização dos materiais poliméricos na nanoescala.

O pesquisador Daniel Corrêa lembra que os capítulos foram preparados de forma a proporcionar uma linguagem didática, com apresentação de figuras ilustrativas e também de alguns exercícios relacionados ao tema, para facilitar o processo de ensino-aprendizado.

“Diante do vasto e rico campo da nanotecnologia aplicada a materiais poliméricos, tanto em âmbito acadêmico como industrial/comercial, esperamos que a obra possa servir como mais uma ferramenta de difusão de conhecimento dos tópicos aqui abordados”, afirma.

Fonte: Joana Silva (MTb 19554) - Embrapa Instrumentação

Mais visitadas