7 de outubro de 2022

Governo do Estado prepara comemoração do 200º aniversário do Piauí


O Governo do Estado iniciou os preparativos para as comemorações do 200º aniversário da adesão do Piauí à independência no Brasil, que será realizado no dia 19 de outubro. O ponto alto da festa será a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença, nas cidades de Teresina e Parnaíba.


A programação tem início no dia 17 de outubro, com um culto em ação de graças na Igreja de Deus Missionária, no bairro Jóquei Clube, em Teresina. No dia 18 será realizada a primeira cerimônia da Outorga, na área de eventos do Porto das Barcas, em Parnaíba.

Ainda em Parnaíba, no dia 19 de outubro (Dia do Piauí), às 7h30, haverá, na Praça da Graça, no Centro, a aposição de corbelha de flores no Monumento da Independência e hasteamento das bandeiras. Em seguida, às 8h, será realizado um louvor (Te Deum Laudamus) em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça.

A programação retorna a Teresina, às 17h, com uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no Centro. Finalmente, às 17h30, no Theatro 4 de Setembro, as comemorações encerrarão com a segunda cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

Segundo historiadores, a luta pela independência do Piauí (sob o domínio de Portugal), começou no dia 19 de outubro de 1822, em Parnaíba, pouco mais de 30 dias do grito da Independência do Brasil, em São Paulo. Na época, foi realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral piauiense.

Fonte: Governo do Estado do Piauí.

Mais visitadas