10 de novembro de 2021

Enade 2021: Confira o que é preciso saber para fazer o Exame neste domingo (14)

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 acontece neste domingo (14).


Confira abaixo o que você precisa saber para fazer a prova do ENADE:

• Quem são os estudantes aptos a fazerem o Enade na Universidade Estadual do Piauí (Uespi)?

Na Uespi estão aptos para realizar a prova, os alunos concluintes dos cursos de licenciaturas (Ciências Sociais, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Filosofia, Ciências Biológicas, Física, Química, Pedagogia, Educação Física, Matemática) e os que fazem bacharelado nas áreas de Educação Física, Ciências Biológicas e Ciências da Computação.

Quem faz a prova do Enade este ano são os concluintes inscritos com previsão de término do curso no período de julho de 2022 e os concludentes que ainda não colaram grau. Os alunos são notificados pelas coordenações de curso sobre os procedimentos do exame.

Os alunos ingressantes do ano de 2020 e do primeiro período de 2021 são inscritos apenas para enviar ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a previsão da edição no exame de 2024. Segundo o edital, os estudantes ingressantes habilitados, devidamente inscritos pelas IES, ficarão dispensados da participação no Enade 2021, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep.

• Preciso responder o questionário para fazer o Exame?

Sim. É necessário responder o questionário até 13 de novembro, disponível no Sistema Enade, para ter acesso ao local de prova do exame.

Nesse ano, o questionário do Enade tem 11 questões referentes às possíveis repercussões da crise sanitária causada pela Covid-19 no processo formativo dos estudantes. As respostas dessas questões devem ajudar a contextualizar os resultados da prova do Enade frente ao cenário educacional, mas não serão utilizadas para fins de cálculo dos indicadores de qualidade da Educação Superior.

• Qual o horário da prova?

A prova acontece no dia 14 de novembro. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. A prova tem início às 13h30 e o término às 17h30.

• Como posso saber o local de aplicação da prova?

O local de prova do estudante é informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, disponibilizado no endereço: enade.inep.gov.br. Vale ressaltar que é necessário responder o questionário do exame para ter acesso ao local da prova.

• Para que serve a minha participação na prova do Enade?

Os estudantes precisam participar do Enade para regularizar o histórico escolar e ter direto ao pedido de expedição do diploma. A nota de cada aluno faz parte da nota conceito geral do seu curso de graduação.

O resultado do Enade aliado as respostas do questionário obrigatório são insumos para o cálculo dos indicadores de qualidade da Educação Superior. O resultado também pode garantir o prosseguimento de oferta do curso para novos estudantes e uma maior credibilidade no mercado de trabalho.


Fonte: Assessoria Uespi.

Mais visitadas