5 de julho de 2021

UFPI outorga grau a mais de 2.300 formandos de diferentes cursos e polos do CEAD

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), encerrou na manhã de hoje (30) as solenidades de coleção de grau de mais de 2.300 formandos dos cursos de bacharelado em administração, administração pública e sistemas de informação e licenciatura em computação, geografia, ciências biológicas, física, matemática, química, filosofia, história, letras-português, letras-inglês e pedagogia de diferentes polos.


Foram realizadas três sessões de colação de grau virtuais transmitidas pelo canal da UFPI no YouTube, com início na segunda-feira (28) e encerramento hoje (30) com as turmas de licenciatura em filosofia, história, letras-português, letras-inglês e pedagogia.

Em sua fala para os formandos da solenidade de hoje (30), o reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, agradeceu a todos que apoiam a UFPI na condução da educação a distância e celebrou o número expressivo de formandos nos três dias de solenidades. “Vamos continuar lutando para que a educação a distancia continue, para que possa crescer e proporcionar aos jovens e cidadãos do Piauí e do Brasil uma oportunidade (de formação), talvez a única”, destacou.

O governador do Piauí, Wellington Dias, saudou os presentes e lembrou o pioneirismo do reitor Gildásio Guedes com o ensino a distância no país. “Ele é um reitor especial, porque lá atrás abraçou com muita força esse trabalho. Ele se lembra da importância, naquele momento era um debate, onde não era fácil caminhar nessa direção”. O governador frisou, ainda, a preocupação e o compromisso do governo em atuar para propiciar oportunidades de trabalho para os profissionais formados.

Para a diretora do CEAD, professora Lívia Fernanda Nery da Silva, o momento da formatura é uma coroação pelo esforço dos estudantes para alcançar a formação. Ela frisou, ainda, o papel determinante da modalidade EaD para atender os estudantes e de como eles poderão contribuir para o desenvolvimento de suas regiões. “Vão devolver as suas regiões o conhecimento, o pensamento crítico, o desejo de transformar a região e os cidadãos que lá residem, elevando e melhorando a qualidade de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano”, destacou.

A oradora das turmas, Martha Sá, expressou gratidão e reconheceu a relevância do ensino a distância para quem deseja cursar o ensino superior. Ela disse que foi aprovada também para a modalidade presencial, mas optou pela EaD, decisão que considerou muito acertada. “Assim como eu, muitos formandos tiveram que conciliar trabalho e estudo, e, nesse contexto, o ensino EaD foi importante para que tudo desse certo, pois, não foi preciso mudar a vida de pessoas que estavam comigo, nem precisei morar em outra cidade para realizar esse sonho”, frisou.

Também participaram da solenidade a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPI, professora Ana Beatriz Sousa Gomes, o secretário de Estado da Educação do Piauí, senhor Ellen Gera, o prefeito municipal de São José do Peixe, senhor Celso Antônio Mendes Coimbra, ex-prefeito de São José do Peixe, senhor Valdemar Santos, o diretor de Administração Acadêmica da PREG/UFPI, professor Leomá Albuquerque Matos, além dos coordenadores dos cursos, coordenadores de polos e tutores.

As solenidades de colação de grau podem ser vistas no canal da UFPI no YouTube.

Fonte: UFPI

Mais visitadas