26 de maio de 2021

Projeto de saúde bucal nas UBS de Parnaíba já atendeu cerca de 800 idosos e usuários de próteses

O Projeto de Prevenção da Candidíase Bucal em Idosos e Usuários de Próteses Dentárias é desenvolvido desde 2016 pelo curso de Odontologia, da Universidade Estadual do Piauí, no campus Alexandre Alves de Oliveira. A ação acontece quinzenalmente nas Unidades Básicas de Saúde de Parnaíba e já alcançou cerca de 900 idosos e usuários de próteses, sendo 100 só neste ano, que estão sendo assistidas pelo projeto.


A professora Dra. Ana de Lourdes Sá de Lira, docente do curso de Odontologia e coordenadora da proposta, atua com mais 19 alunos do curso que participam projeto, sendo uma bolsista e os demais colaboradores. O grupo atua desde fevereiro desse ano em 03 UBS: João XXIII, Rodoviária E Sabiazal.

Os participantes recebem palestras educativas sobre a prevenção da Candidíase e orientações sobre a higiene bucal e das próteses. “Até o final do ano, quando a pandemia estiver amenizada, pretendemos realizar exames clínicos para ter o diagnóstico precoce”, relatou a coordenadora da ação.

A aluna Brenda Castro, discente do 8º período de Odontologia bolsista da iniciativa, explica que a boca é um ambiente repleto de microrganismos e desequilíbrios na imunidade que podem favorecer a manifestações de infecções oportunistas, como a candidíase bucal. “Nós temos como objetivos orientar os idosos e usuários de próteses dentárias sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, higienização das próteses e da cavidade bucal para prevenir a candidíase bucal”, informou a estudante.

Nos meses subsequentes às palestras e exames clínicos, os participantes serão entrevistados e reexaminados para verificar se as orientações repassadas estão sendo aplicadas.

“Os pacientes têm acesso a cuidado integral dentro da UBS e com o projeto podemos proporcionar mais saúde e bem-estar a eles, além de novas ações de acordo com as necessidades”, finalizou uma das discentes colaboradoras, Ana Zélia Rufino.

Fonte: Assessoria UESPI

Mais visitadas