10 de maio de 2021

Operação Ludibrio desarticula esquema de fraudes na concessão de Auxílio Emergencial no Piauí

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (10/5) a Operação Ludibrio, fase ostensiva de investigação instaurada para apurar estelionato e fraude na concessão e saque de benefícios emergenciais de residentes no município de Buriti dos Lopes/PI. Cerca de 15 Policiais Federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Parnaíba.


Além da cobrança extorsiva por suposto serviço prestado, consta que pessoas do núcleo familiar próximo a agente político do município de Buriti dos Lopes/PI teriam recebido o Auxílio Emergencial, mesmo não atendendo aos critérios de concessão. Pesquisa no Cadastro do Governo Federal confirma tais suspeitas.

Os investigados atuam mediante retenção de documentos dos beneficiários, até a efetiva apropriação de cota significativa do benefício sacado, sob a justificativa de cobrir despesas administrativas.

Os investigados poderão responder pelo crime de Estelionato majorado (Art. 171, parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro). As investigações seguem para identificar outros beneficiários do ilícito.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

Mais visitadas