26 de fevereiro de 2021

Turismo: Confederação Nacional de Municípios divulga material para auxiliar novos gestores

A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibiliza um material técnico que auxilia na gestão municipal. Entre os materiais publicados, estão cartilhas e notas técnicas que podem ser acessados no endereço www.turismo.cnm.org.br.



A CNM acredita que a atividade turística no Município é responsável por fomentar as potencialidades do local, proporcionar alternativas de geração de emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da população, além de aumentar a arrecadação municipal, incentivar a captação de investimentos externos (públicos e privados) e inserir o Município, de forma valorizada, em um mercado cada vez mais competitivo.

Segundo a Embratur, o Turismo é uma atividade econômica representada pelo conjunto de transações, compra e venda de serviços turísticos efetuadas entre os agentes econômicos do turismo. É gerado pelo deslocamento voluntário e temporário de pessoas para fora dos limites da área ou região que tem residência fixa, por qualquer motivo, excetuando-se o de exercer alguma atividade remunerada no local que visita.

A área técnica de turismo da CNM ressalta que um dos objetivos da gestão municipal na área de turismo é coletar, organizar e gerir os dados que são relevantes ao planejamento da atividade. Além disso, deve identificar a vocação turística da localidade, conhecer a demanda turística, entender a situação atual e estabelecer metas para o desenvolvimento, oferecendo um produto turístico de qualidade.

Para uma eficiente gestão municipal do turismo, deve-se considerar o produto turístico de forma global, que objetiva o desenvolvimento da localidade, de maneira participativa e sustentável, com atores partícipes (poder público, sociedade civil organizada e população), que integrem e potencializem oportunidades, estruturas, bens, serviços, recursos naturais e culturais.

Conheça algumas das publicações da Confederação na área: Cartilha: Um novo olhar – planejamento, oportunidades e estratégias
Nota técnica 36/2017: Criação de Conselho Municipal de Turismo e fortalecimento daqueles já em andamento

Mais visitadas