20 de junho de 2020

Cursos da UESPI recebem nota máxima em avaliação do Conselho Estadual da Educação

Os cursos de Pedagogia, do campus de Parnaíba, e História, do campus de Oeiras, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), receberam a avaliação nota máxima (5) e a renovação de reconhecimento pelo Conselho Estadual da Educação (CEE/PI). Os cursos foram avaliados em cinco categorias e devido às suas boas avaliações e trabalhos realizados mantiveram o seu funcionamento.


O processo de avaliação e renovação de reconhecimento do curso é realizado pelo Conselho Estadual de Educação a cada 3 ou 4 anos. O órgão avalia as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente, discente e técnico-administrativo, além da infraestrutura. Após a avaliação, o Conselho emite um parecer e edita uma resolução de autorização de funcionamento.

No parecer os/as avaliadores relatam cada dimensão investigada, o que contribui para o crescimento do curso, bem como as fragilidades que precisam ser revistas e trabalhadas até a próxima avaliação. O parecer é bastante detalhado e instrutivo para que o curso continue em busca de manter e melhorar a qualidade. Os conceitos para cada item avaliado tem valores de 1 até 5, sendo 5 o conceito máximo – que considera o resultados da avaliação das dimensões, o resultado da avaliação do ENADE – avaliação feita pelo ministério da educação.

Para o curso de Pedagogia de Parnaíba, a Comissão atribuiu conceitos favoráveis à renovação de reconhecimento do Curso, por isso o conceito 5 (nota máxima). A Coordenadora do curso, Professora Samara Silva, explica que as recomendações feitas no Parecer do CCE são relacionadas ao número de docentes efetivos para cumprir a oferta de vagas estabelecidas no PPC do Curso, que é de 80 vagas anuais e que a Universidade possa criar comitês locais de Ética e Pesquisa.

“Nosso curso sempre está empenhado em desenvolver projetos, atividades de ensino e pesquisa comum alinhada ao trabalho coletivo e colaborativa, que vem provocando um grande impacto em nossa realidade aqui no território litorâneo. Destaco, ainda, o envolvimento dos nossos estudantes em busca da melhoria do curso, a parceira com a rede pública e privada de educação, que tem possibilitado aos estudantes do curso o diálogo e vivencia da relação teoria e prática. Além também do desenvolvimento dos Programas de Iniciação a Docência, Residência Pedagógica para a qualificação do nosso corpo docente com a formação na área do mestrado e Doutorado”, ressaltou.

O Diretor do campus de Parnaíba, Professor Eyder Rios, a avaliação positiva nada mais é do que o resultado do esforço dos docentes e discentes. “A nota máxima atribuída ao curso é fruto de muito esforço e dedicação em algo que acreditamos. O trabalho dos professores, coordenação e dos alunos de Pedagogia, assim como os outros cursos da UESPI, é sério e coerente, verificando a integração e contribuição entre discentes e docentes”, afirmou.

Evangelita Nóbrega, Professora do curso, também faz parte dessa conquista. Ela é Mestre e doutoranda na UFCscar e já foi Coordenadora do curso de 2017 até 2018. De acordo com a professora, o conceito 5 avaliado pelo Conselho Estadual de Educação apresenta o resultado da política de investimentos da UESPI no que tange a qualificação dos docentes.

“Esse investimento contribui para o crescimento das atividades acadêmicas envolvendo o corpo discente em atividades de iniciação científica, monitoria, projetos de extensão, visitas técnicas, aplicação de ações e projetos de intervenção nas escolas públicas e entidades sociais. O acompanhamento ativo de projetos com parceria com escola públicas Pibid, Residência Pedagógica, estágio obrigatório e estágio extracurricular e outros. Outro fator importante é a intensa participação dos docentes na apresentação de trabalhos em congressos e eventos científicos, bem como, a publicação de artigos que evidencia a identidade do curso: formação de professores”, destacou.


Fonte: UESPI

Mais acessadas