20 de novembro de 2019

Com atitude repudiada pelos poderes executivo e legislativo de Luís Correia, SEMAR-PI emite nota de liberação das praias de Atalaia e Peito de Moça

Duramente repudiada pelos poderes executivo e legislativo de Luís Correia, assim como por representantes de bares e restaurantes do município, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR-PI) emitiu hoje (20/11) um parecer favorável ao banho nas praias de Atalaia e Peito de Moça, tidas erroneamente como impróprias por conta de supostas manchas de óleos na região.


Depois de ser repudiada pelos poderes executivo e legislativo de Luís Correia, SEMAR-PI emite nota de liberação  das praias de Atalaia e Peito de Moça

Prefeito Kim do Caranguejo - Arquivo pessoal.

O prefeito Kim do Caranguejo foi à televisão esclarecer que em momento algum as praias de Luís Correia foram atingidas de modo a serem consideradas impróprias para banho. Os vereadores também repudiaram o parecer inicial da SEMAR-PI. Segundo eles, o comunicado de "praia imprópria para banho" foi feito de modo especulativo, sem as devidas análises técnicas de balneabilidade, implicando diretamente as atividades comerciais, de hotelaria e gastronomia da região durante o último feriado prolongado. 

Os vereadores ressaltaram que boa parte dos resíduos recolhidos nas praias de Luís Correia tratou-se de algas marinhas misturadas com areia praianas e não manchas de óleo como foi propagado na mídia como um todo.

"Mostramos provas que nunca esse pessoal da Marinha ou ICMBio, SEMAR, juntou mil e quinhentos quilos de óleo (...) Se fosse reduzir em óleo não davam nem dois quilos", enfatizou o vereador Carlitus Machado, em discurso realizado nesta quarta-feira, na Câmara dos Vereadores.

Confira o Comunicado da SEMAR - PI
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar), órgão responsável pela balneabilidade das praias do Piauí, comunica que, considerando os resultados adquiridos no monitoramento realizado nas Praias de Atalaia e Peito de Moça, localizadas no município de Luis Correia, a Semar classifica as áreas acima citadas como PRÓPRIAS PARA BANHO.
Ao tempo em que reforçamos que a Praia da Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, continua IMPRÓPRIA PARA BANHO. As demais praias permanecem liberadas. Tão logo a situação se normalize, nova publicação será realizada.


Roderico Júnior, do Portal Luís Correia. com

Mais acessadas