20 de setembro de 2019

Inscrições abertas para a décima turma do Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI


A coordenação do Mestrado Acadêmico em Letras, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí (PREG/UESPI), deu início ao período de inscrições, vigente até o dia 18 de outubro, para a décima turma do Mestrado na UESPI, a ser iniciada no primeiro período letivo de 2020.




“O Mestrado Acadêmico em Letras é muito bem conceituado no Piauí e no Brasil, sendo de fundamental importância para o fortalecimento da formação de profissionais de Língua Portuguesa e Literatura. A UESPI tem contribuído anualmente com a colocação de mestres muito qualificados no mercado de trabalho, sendo que alguns já fazem até doutorado fora do país, o que promove, consequentemente, um melhor ensino no país”, diz a coordenadora do Mestrado, Profª Drª Algemira Mendes.

A seletiva oferece 29 vagas para duas (2) áreas de concentração, sendo elas: Literatura, Memória e Cultura, com 16 vagas, sendo duas (2) delas destinadas a servidores efetivos da UESPI, seja no cargo de professor ou técnico efetivo; Linguagem e Cultura, com 13 vagas, sendo uma (1) delas destinadas aos mesmos servidores citados na primeira modalidade.

Para se candidatar, o interessado deve portar diploma de curso de graduação em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central das áreas de concentração, considerando suas linhas de pesquisa: Literatura e outros sistemas semióticos; Literatura, memória e relações de gênero; Estudos do texto: produção e recepção.

Até a aprovação, o candidato passará por seis (6) etapas: Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, podendo escolher Inglês ou Espanhol; Análise documental; Prova escrita de conhecimento específico; Análise do pré-projeto de pesquisa; Arguição, isto é, questionamentos acerca do pré-projeto; por fim, a análise de títulos mediante o currículo.

Para se candidatar, o interessado deve apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição:
  • Requerimento em formulário próprio da Coordenação do Curso, obtido no site do Mestrado;
  • Ficha de inscrição, também obtida no site do programa;
  • Fotocópia da Carteira de Identidade, CPF e duas fotos 3×4 recentes;
  • Fotocópia do Título Eleitoral e comprovante da última eleição;
  • Cópia do diploma do curso de graduação (autenticado) reconhecido pelo MEC, ou
  • certidão/declaração de que está regularmente matriculado no último semestre do Curso de
  • Graduação;
  • Apresentação de pré-projeto de pesquisa;
  • Curriculum Vitae da Plataforma Lattes. Primeiramente, o preenchimento do currículo deve ser feito na página do CNPq. Após o preenchimento na plataforma, a versão impressa deve ser entregue presencialmente;
  • O candidato estrangeiro deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada do certificado de
  • Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRASIL);
  • Quando servidor efetivo da UESPI, apresentar contracheque do mês anterior à inscrição.
Para os interessados que residem em outras localidades ou não podem realizar suas inscrições presencialmente na Secretaria do Mestrado por outros motivos, o programa da UESPI permite que as inscrições sejam realizadas através do serviço dos Correios. Serão aceitas as inscrições cuja data de postagem não exceda o prazo final para inscrição presencial.

Para mais informações, confira o Edital

Confira o ADITIVO

Fonte: UESPI

Mais acessadas