25 de julho de 2019

Visita técnica à UAPI visa a criação da Universidade Aberta do Nordeste

O modelo de ensino superior da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) foi o tema discutido durante a visita técnica que visa a criação da Universidade Aberta do Nordeste – Consórcio Nordeste. O encontro que aconteceu no último sábado (20) teve como objetivo reunir os representantes dos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia para conhecerem o projeto, a metodologia e as ferramentas da UAPI.


A UAPI atua na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação, todos apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação. Diante disso, no primeiro momento, os representantes das secretarias estaduais de educação visitaram os seis estúdios do Canal Educação, responsável pela transmissão dos conteúdos nas 900 salas de aula que disponibilizam o curso de administração aos 120 municípios piauienses contemplados pelo programa.

A superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Lourdes Lopes, destaca que os visitantes puderam observar na prática como a mediação tecnológica permitiu ampliar o acesso ao Ensino Superior no estado. “Com a junção das demais instituições, como a UESPI, conseguimos alcançar nossos alunos e fazer com que eles concluam o Ensino Superior na sua própria cidade. Percebemos nos olhares que a mensagem que passamos foi importante e eles comprovaram na visita à escola exatamente o que foi discutido nos estúdios”, afirma.

De acordo com a Coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância – CED (Seduc-CE), Vagna Brito de Lima, este primeiro momento é importante para debater as ações que cada estado vem realizando na área de ensino à distância no Nordeste. “Estamos no momento de discussão e alinhamento das necessidades especificas de cada estado, de levar este conhecimento daqui para o Ceará, e posteriormente ser discutido no consórcio”, pontua a coordenadora.

Após a visita aos estúdios, os representantes se deslocaram até o município de Jatobá do Piauí e foram recebidos pelos 45 alunos que fazem parte da primeira turma de Ensino Superior no município. O polo da UAPI funciona na Unidade Escolar Professor Francisco Luis de Oliveira e atende alunos da cidade polo, além dos municípios de Milton Brandão, Nazaré do Piauí e Campo Maior.

O assessor especial da Secretaria de Educação da Bahia, Nildon Carlos Santos Pitombo, falou que expectativa se cumpriu no sentido de verem o nível de organização, planejamento e execução do programa. “Após ver o Canal Educação, conversar com os professores e alunos, voltamos com o sentido de dever cumprido e parabenizo o Piauí por nos oferecer esta rica experiência que se desdobra no desenvolvimento das regiões. A ideia é fazer uma rede com a mesma objetividade que o Piauí está mostrando para o Nordeste como um todo”, explica o representante da Bahia.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da UAPI. O reitor em exercício, Evandro Alberto, afirma “a ideia é que os representantes de cada estado  possa entender como funciona nosso curso à distância e acredito que os mesmos puderam conhecer como a Universidade une a tecnologia com a oferta da educação para todos”, conclui Evandro.

Fonte: Assessoria de Comunicação - UESPI

Mais acessadas