9 de abril de 2019

UESPI e Espaço Estimule promovem Curso de Acompanhamento Terapêutico


A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Espaço Estimule promovem o Curso de Acompanhamento Terapêutico na Abordagem Analítico Comportamental, nos dias 12, 13 e 14 de abril. O curso acontece no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e tem como objetivo capacitação na área de Análise do Comportamento para atuar como acompanhante terapêutico junto a crianças com comprometimentos variados.


O acompanhamento terapêutico tem sido uma modalidade de atendimento voltada para atender as demandas de atenção à saúde, dentro da perspectiva da saúde pública enquanto promoção da qualidade de vida. Ele é voltado para o fortalecimento dos vínculos psicossociais dentro do contexto do sujeito que necessita dessa modalidade de atendimento.

A partir disso, os participantes do curso terão acesso a conteúdos teórico práticos em uma proposta de formação em educação para a saúde. Aliado a essa proposta também serão fornecidas informações sobre acompanhamento terapêutico em uma abordagem analítico comportamental.

De acordo com a professora Nadja Pinheiro, professora de Psicologia da UESPI, o curso é voltado para a comunidade em geral. “A função do acompanhante terapêutico é levar para outros contextos sociais, como na escola, família entre outros, além do ambiente clínico, os treinamentos que a criança necessita desenvolver para que a terapia possa atingir êxito”, pontua.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 12/04. O investimento é de R$ 95,00 para estudantes e pais; para profissionais R$ 120,00. A carga horária do curso é de 24h/a.

Acesse o formulário de inscrição no site.

Confira a programação:
12/04
15h – Início do Credenciamento;
18h – Palestra Magna com a Dra. Roberta Lemos
20h – Coquetel com Apresentação Cultural.

13/04
8h às 12h – Avaliação e Modificação do Comportamento. Diagnóstico de Síndromes Neurológicas e Problemas de Comportamento. Dra. Nadja Pinheiro;
14h às 18h – Análise Funcional e Promoção de Comportamento Adaptativo. MsC. Bruna França.

14/04
8h às 12h – Estudos de Caso e Estratégias de Intervenção. Psicóloga Clínica e Psicopedagoga Aparecida Melo;
12h – Entrega de material e orientações sobre supervisão.

Mais informações:
espaçoestimule@gmail.com
(86) 99967-1421
(86) 99987-9099

Fonte: Universidade Estadual do Piau.

Mais acessadas