Cientistas acreditam ter desenvolvido uma teoria que mexe com um assunto polêmico:a natureza da consciência - ou “alma” e seu mecanismo no cérebro e, quem sabe, seu destino final após a morte. A informação é do History.
![]() |
Imagem ilustrativa |
“A origem da consciência reflete o nosso lugar no Universo, a natureza de nossa existência. Será que a consciência evoluiu de complexas operações computacionais entre os neurônios do cérebro, como a maioria dos cientistas afirmam? Ou a consciência, em algum sentido, esteve aqui o tempo todo, como as abordagens espirituais afirmam?” perguntaram Hameroff e Penrose em uma revisão da sua teoria. “
As experiências da consciência seriam um efeito da gravidade quântica nesses microtúbulos, que atuam como canais para a transferência da informação responsável pela consciência. “Quando o coração para de bater, o sangue para de correr e os microtúbulos perdem seu estado quântico. A informação quântica nos microtúbulos não é destruída, não pode ser destruída. Ela é simplesmente distribuída e dissipada pelo Universo”, eplica Hameroff.
Fonte: Yahoo