21 de março de 2019

Projeto "Zika Zoo" marca presença em evento sobre a dengue em escola municipal em Bom Jesus/PI


O Projeto Zika Zoo marcou presença no evento "Projeto Interdisciplinar: dengue mata, não deixe o mosquito nascer", na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) em Bom Jesus/PI, que foi promovido pelos professores e coordenadores da instituição. O objetivo era levar informações sobre as arboviroses em geral que o Projeto Zika Zoo pesquisa, de forma mais lúdica, e para tirar dúvidas. Com uma plateia composta por alunos do 6°, 7° e 9° ano, com duas turmas de cada ano, os discentes que participam do Projeto falaram sobre o ciclo da febre amarela, como evitar a proliferação do mosquito da dengue e como se proteger.


Além de falar sobre as arboviroses, o Zika Zoo conversou sobre como o Projeto se desenrola na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), desde a captura no campo dos culicídeos, a sua identificação até ao estágio final, o laboratório. Os discentes da Engenharia Florestal, Eduardo Santana e Matheus Teixeira, levaram para a escola lupas e uma caixa entomológica com mosquitos de diversos gêneros para mostrar a diferença de cada um. 


Já os alunos da Medicina Veterinária, Lisis Fernandes e Marcos Ives, que fazem parte do Projeto, falaram sobre o ciclo silvestre da febre amarela. Explicaram que os primatas são sentinelas para arboviroses e que não pode infectar a população humana, além da importância de levar as amostras de mosquitos para o laboratório com fim de saber se estão infectados ou não. Dessa forma, o Projeto Zika Zoo trocou informações e conhecimentos com os alunos do EMTI, abordando temas sérios, de uma forma leve e prazerosa. 

Mais fotos: 




Fonte: Universidade Federal do Piauí.

Mais visitadas