21 de março de 2019

Coral da UFPI organiza preparativos finais para apresentação da Ópera Leonor


O Coral da UFPI está nos preparativos finais da apresentação da Ópera Leonor, que acontece nesta sexta-feira (22) e sábado (23), no Teatro 4 de Setembro, às 19h. O espetáculo faz parte do trabalho em conjunto do Programa de Extensão da UFPI e da Coordenação do Curso de Música, que permite que sejam mostradas para a sociedade as produções desenvolvidas no meio acadêmico, aproximando a universidade da comunidade.


O projeto tem o intuito de valorizar os compositores brasileiros, em especial aqueles menos conhecidos pelo grande público, com o desenvolvimento de pesquisas de produção musical. A ópera Leonor foi criada nos fins do século XIX, uma encomenda solicitada por Carlos Gomes ao músico pernambucano Euclides de Aquino Fonseca. É inspirada na Lenda das Mangas de Jasmim, que conta a história de uma mulher nobre e rica que se apaixona por um homem simples. O drama lírico, em um ato, se passa na Ilha de Itamaracá e sua estreia ocorreu em 07 de setembro de 1883. A peça é composta para coro misto, orquestra e três solistas. 


Segundo o Coordenador do Curso de Música da UFPI e diretor-artístico do Coral e da Orquestra, o maestro Samuel Fagundes, além do Teatro 4 de Setembro, o Coral pretende levar o espetáculo para outros espaços, como já vem acontecendo há alguns anos, quando a coordenação de Música resolver levar as suas produções para praças, igrejas, teatros, dentre outros locais.

“Esse espetáculo marca o início das atividades do Coral e também da Orquestra da UFPI para o ano de 2019. E nesta temporada iremos realizar vários projetos e eventos. Esse ano nós iremos começar por Euclides Fonseca, mas iremos trazer depois outros compositores. Estamos fazendo todo um estudo, resgatando obras importantes e que estão esquecidas, tem toda uma pesquisa”, explica o maestro Samuel Fagundes.


No dia 22 de março a entrada é franca e no dia 23 a entrada é 1Kg de alimento não perecível. O espetáculo tem duração de 45 min.

Mais informações na página do Coral da UFPI no Facebook e no Instagram: @coraldaufpi.

Fonte: Universidade Federal do Piauí.

Mais acessadas