22 de novembro de 2018

Prefeitura de Luís Correia entrega Projeto de Lei Orçamentária Anual 2019 à Câmara dos Vereadores


A Prefeitura de Luís Correia apresentou nesta quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. A previsão do orçamento para o próximo ano é de R$ 75 milhões. Os relatórios foram entregues e defendidos pelo Contador do município Oriano Araújo. A sessão foi liderada pelo Vereador Carlitus (PSD), membro da Comissão de Orçamento, Finanças, Controle e Fiscalização do Poder Legislativo.

Prefeitura de Luís Correia entrega Projeto de Lei Orçamentária Anual 2019 à Câmara dos Vereadores (Foto: Roderico Júnior, do Portal Luís Correia)
Durante a sessão foi dada oportunidade para que a população civil organizada apresentasse na tribuna da Câmara suas reivindicações, dúvidas a respeito do orçamento, projetos e ainda suas principais demandas a serem discutidas posteriormente pelos vereadores. Os representantes do poder legislativo, de sindicatos e Associações de Moradores expuseram suas contestações, enfatizando as aplicabilidades dos recursos no ano de 2018.

Vereador Atranho, vereador Carlitus e Oriano Araújo - (Foto: Roderico Júnior, do Portal Luís Correia)
O vereador Carlitos (PSD) externou a relevância do turismo para cidade de Luís Correia. Propôs uma reanálise das verbas destinadas para este setor, sugerindo ao Poder Executivo a devida autonomia da Secretaria de Turismo Municipal e por consequência a destinação das verbas para suas aplicabilidades específicas. “Nós vamos colocar o Turismo de uma maneira a receber também os recursos vindos de fora. Para isso é necessário que a secretaria de Turismo caminhe com suas próprias pernas, capacitada juridicamente para receber os citados investimentos. A gestão administrativa aponta para o favorecimento da minha proposta”.

Presidente da Câmara dos Vereadores de Luís Correia, Valdemir Silva, ao lado do vereador Atranho. (Foto: Roderico Júnior, do Portal Luís Correia)
Para o vereador Valdemir Silva (PT) “Esse momento é de muita importância para a população de Luís Correia. São nessas oportunidades que a população deveria oferecer suas propostas para que nós acolhêssemos e posteriormente reivindicássemos melhorarias ao Poder Executivo. Esse momento é decisivo para o povo de Luís Correia. É o povo que está no dia a dia nos bairros, nas comunidades, sentindo as problemáticas. Nós fomos eleitos para representá-los, tragam seus projetos, suas propostas, suas reivindicações para que possamos intervir junto ao orçamento anual”, pontuou.

Paulo Henrique, líder comunitário. (Foto: Roderico Júnior, do Portal Luís Correia)
De acordo com o Governo Federal, a Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os orçamentos públicos, por intermédio dos quais são estimadas as receitas e fixadas as despesas dos governos nas esferas federais, estaduais e municipais. Na sua elaboração no município, cabe a Câmara dos Vereadores avaliar e ajustar a proposta do Poder Executivo, assim como faz com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA). 

José Alves, líder comunitário. (Foto: Roderico Júnior, do Portal Luís Correia)
Os Orçamentos da União dizem respeito a todos nós, pois geram impactos diretos na vida dos brasileiros. O Orçamento Brasil é um instrumento que ajuda na transparência das contas públicas ao permitir que todo cidadão acompanhe e fiscalize a correta aplicação dos recursos públicos.

Roderico Júnior, do Portal Luís Correia.

Mais acessadas