9 de agosto de 2018

Parauapebas busca no turismo alternativas para aumentar renda municipal



Preparar o Município para gerar uma arrecadação oriunda do Turismo. Esse trabalho tem sido realizado e implementado por gestores municipais de Parauapebas (PA), que atualmente tem 70% da arrecadação proveniente da Mineração. “Nós estamos nos preparando para o pós-mineração. A mina, o ferro, acaba um dia. Por mais que demore, a gente precisa se preparar para ter uma opção de arrecadação que possa manter o Município. Nesse período atual é crescer a arrecadação”, ressaltou o secretário Municipal de Planejamento e Gestão, João Corrêa.

Fotos: Jefferson Viana
Para tanto, foi criada uma coordenadoria de turismo no gabinete do prefeito que atuou na elaboração de um diagnóstico do Município a partir do debate com a população e com todos os setores. Em seguida, redigiram o Plano Municipal de Turismo, que já foi aprovado na Câmara de Vereadores. O passo seguinte foi a criação do Conselho Municipal de Turismo, que tomou posse há alguns dias.

“Nós temos também o Fundo Municipal de Turismo fomentado pela cobrança da taxa de turismo e taxa ambiental e ainda por arrecadação de fontes diretas do Município. Todo o investimento em turismo que começa a ser alavancado agora tem dado resultado. Em julho, tivemos um aumento fenomenal na visitação turística ao Município”, complementa.

O secretário esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quarta-feira, 8 de agosto. Recebido pela técnica da área de Turismo, Marta Feitosa, o secretário veio em busca de ideias e possibilidades para fortalecer ainda mais o desenvolvimento do Município a partir do turismo. “Ela pontuou algumas situações interessantes. O apelo à área econômica, à área de esportes radicais e turismo de contemplação no Município é fantástico. Temos atrativos que poucos lugares do Brasil têm”, finaliza.

Fonte: Lívia Villela, da Agência CNM de Notícias

Mais acessadas