7 de junho de 2018

Novo Fies aumenta valor financiável por semestre


A quantia financiável por semestre na primeira modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi aumentada de R$ 30 mil para R$ 42.983, anunciou o Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (6). A pasta informou também que o mínimo a ser financiado pelo Fies 1 será de 50% do curso. As novas regras serão válidas para as inscrições do segundo semestre deste ano.

Foto: Governo do Brasil
“Cerca de 25% dos alunos selecionados agora poderão ser beneficiados, atraindo novos jovens”, disse o ministro da Educação, Rossieli Soares. O ministro lembrou ainda que os alunos que já possuem contratos com valores menores poderão fazer o aditamento no próximo semestre, chegando ao patamar de 50%.

O Fies 1 oferece juro zero para estudantes que possuam renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Os interessados devem fazer o cadastro a partir de julho, no portal do Fies. Neste ano, a modalidade oferecerá 100 mil vagas.

Segundo Soares, o MEC está assegurando que as instituições não cobrem preços distintos para os alunos do Fies, exigindo que as mensalidades deles sejam iguais às menores cobradas pelos cursos.

Novo Fies

Mais de 35,8 mil alunos já iniciaram a contratação para as vagas do Novo Fies no primeiro semestre, com mais de 1 mil instituições de ensino participando do processo. Neste ano, o programa irá oferecer ao todo 310 mil vagas nas três modalidades, sendo 155 mil para o segundo semestre.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do MEC

Mais acessadas