9 de maio de 2018

Estudantes de Moda da UFPI apresentam suas criações no Piauí Moda House 2018



Peças produzidas por estudantes do Curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desfilaram na primeira noite (08) do Piauí Moda House (PHM). O evento de moda reúne criações de grifes regionais, marcas nacionais e internacionais e trouxe nesta edição o tema "Essência: Natural é ser", que acontece no Espaço Bliss Favorito Buffet, de 08 a 10 de maio.

O desfile de abertura do evento levou à passarela as criações dos centros de produções e das comunidades de matrizes africanas de Teresina. Entre essas peças, estavam às criações dos alunos do Curso de Moda da UFPI, em parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (SEMEST).

As peças:

Fotos de André Alves e Renata Rodrigues
O estudante Talmo Vaz, sob orientação da Profa. Me. Simone Ferreira de Albuquerque com apoio da Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina (ACCBT), criou o sobretudo com elementos florais. A sua criação é sofisticada e atemporal, pois conta através das modelagens e simbologias a história das mulheres da associação de bordado; o sucesso, e os desafios que elas enfrentam diariamente, além da relação com o mundo da costura e a cidade Teresina.

Com riqueza de detalhes, o grande forte do casaco são as costas, que é composta por uma estrada de flores e espinhos, a ideia representa a estrada percorrida pelas bordadeiras, no local o nome de cada uma delas está fixado em uma estela bordada. 



Sem esconder o entusiasmo pelo trabalho, o estudante Talmo Vaz comenta “sou muito apaixonado pelo artesanato, eu cresci vendo a minha avó trabalhando com isso, então acabo tendo um feeling maior”. Ainda no quinto semestre da graduação e com uma longa trajetória a percorrer, Talmo garante: “eu pretendo trabalhar com pesquisa e criação na área da moda, trabalhar com grupos artesanais, pretendo trazer sobre um olhar contemporâneo (pra moda) essa ideia de levar a teoria que eu aprendo e tentar implementar novo design, fazendo novas propostas a algo que elas já faziam tradicionalmente” finaliza.

Também participaram do desfile as criações das alunas Andressa Lima, Lorena Beatriz, Maria Campelo, Daniela Aguiar e Juliana Melo, que levaram para o Piauí Moda House, as peças desenvolvidas para a Disciplina Projeto de Coleção II, confira: 






Fonte: UFPI

Mais visitadas