12 de abril de 2018

Você sabe o que é a Santiromania? Entenda do que se trata


Você sabe o que é a satiromania? Ainda que se trate de um conceito muito antigo, ela ainda aparece na Classificação Internacional de Doenças.

Imagem ilustrativa

As pessoas estão mais do que acostumadas a usar a palavra “ninfomaníaca” quando se referem a esse transtorno psicológico exclusivamente feminino em que a mulher apresenta uma libido muito ativa e uma imparável obsessão pelo sexo.

Mas qual seria o vocabulário exato para definir este problema no caso dos homens? Como se chama esse transtorno em que manter relações sexuais se converte em uma obsessão para os homens?

O termo é “satiromania” ou satiríase, que é composto pela palavra sátiro (criaturas masculinas alegres e púcaras que na mitologia grega estavam pouco a pouco associadas ao apetite sexual) e ao sufixo mania (que significa paixão).

Na grande maioria das ocasiões, a causa do surgimento deste transtorno é desconhecida, mas outras patologias como o transtorno bipolar ou o excesso de consumo de álcool ou drogas podem desencadear uma afeição do comportamento sexual.

Para definir o desejo obsessivo e incontrolável de sexo, o termo hiperssexualidade é mais apropriado, sem distinção para homens ou mulheres, porém, como dito anteriormente, a satiromania ainda faz parte da Classificação Internacional de Doenças.

Fonte: Irresistível

Mais acessadas