14 de fevereiro de 2018

Presos cavam túnel e serram grades em tentativas de fuga frustradas no Piauí

Na manhã desta quarta-feira (14) uma tentativa de fuga foi abortada na Casa de Custódia de Teresina com a descoberta de um túnel cavado por detentos. Ainda na noite de terça-feira (13) outra tentativa de fuga foi abortada na Penitenciária Regional de Bom Jesus os presos, onde serraram grades das celas.

Túnel foi descoberto na manhã desta quarta-feira (Foto: Sinpoljuspi)
Segundo a Secretaria de Justiça são realizadas vistorias diárias, de modo a evitar que os presos empreendam esse tipo de conduta. A Secretaria disse ainda que a tentativa de fuga foi identificada pelo policial militar sentinela, que avistou movimentação suspeita na cela e acionou a equipe de segurança do presídio.

Segundo Jéfferson Dias, diretor sindical do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a descoberta aconteceu no fim da manhã desta quarta-feira. “Depois de 10 horas os agentes fizeram uma vistoria de rotina e acabaram descobrindo”, comentou Jéfferson Dias. Segundo o diretor pelo menos 30 presos poderiam ter fugido pelo túnel escavado na unidade prisional.

“O túnel, onde cavaram, tinha 30 presos. O pavilhão B estava superlotado com 250 presos. Parte deles estava no banho de sol e provavelmente eles iam aproveitar para fugir”, contou o diretor.
A Secretaria de Justiça informou que haviam 16 presos na cela que estavam iniciando a escavação de um túnel. De acordo com a secretaria no momento da descoberta o buraco tinha 1 metro e 30 centímetros. A secretaria negou ainda a possibilidade de fuga em massa.

O túnel construído pelos detentos era direcionado para um estabelecimento penitenciário destinado à execução do regime aberto de penas. “Esse túnel dá acesso a Casa de Albergados em uma área externa. De lá aproveitariam para terminar de fugir”, explicou Jéfferson Dias. Sobre a possibilidade de haverem novos túneis o diretor explicou novas vistorias acontecem na Casa de Custódia.

Grades foram serradas em Bom Jesus (Foto: Sinpoljuspi)
Grades serrradas em Bom Jesus

Em Bom Jesus, Sul do Piauí, presos serraram as grades na noite de terça-feira e tentaram fugir da Penitenciária Regional. "Eles serraram uma das celas e quebraram 3 cadeados para fugir. Eram 16 detentos", contou o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto acrescentando que a fuga foi impedida por 3 agentes penitenciários.

Segundo o presidente a penitenciária tem capacidade para 80 presos. “A unidade possui atualmente 171 detentos e não possui cerca elétrica ou monitoramento eletrônico por câmeras de segurança”, afirmou acrescentando que estão presos na unidade os detidos pela Polícia Civil com um avião que carregava uma carga de entorpecentes.

A Secretaria de Justiça confirmou que a Penitenciária Regional de Bom Jesus não possui monitoramento por câmeras e disse que a capacidade de lotação da unidade é de 76 presos. A Secretaria afirmou também que os presos serraram grades de duas celas e que a fuga foi impedida por policiais militares e agentes.

Fonte: g1.globo.com

Mais acessadas